Sindicato celebra conquistas que evidenciam trajetórias de mais de 3,5 mil associados em 18 municípios da região nordeste do Rio Grande do Sul
O esforço coletivo para construir uma trajetória de conquistas, potencializadas pelo sindicalismo, fez com que o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (STIMMME) chegasse à importante celebração de seus 55 anos fortalecido e, principalmente, consolidado para os desafios do futuro. No mês de março de 1967, a conquista da carta sindical permitiu ao STIMMME-BG a idealização de um embrionário projeto de entidade que pudesse lutar pelos direitos da classe trabalhista e oferecer melhores condições aos trabalhadores e seus familiares.
Em 2022, os frutos colhidos beneficiam aproximadamente 3,5 mil trabalhadores associados – em um universo de cerca de 14 mil profissionais da categoria, representados em 18 municípios da região nordeste do Rio Grande do Sul. Por trás desses números, há histórias – transformadas, em muitos casos, graças à atuação sindical.
Esse é o caso do associado Jânio Mateus Padilha. Sócio do STIMMME-BG há 11 anos, o colaborador da empresa Farina S/A desde 2010 construiu uma relação próxima e pessoal com o Sindicato. Além da utilização de benefícios como atendimentos gratuitos na Sede Administrativa e convênios disponibilizados aos associados, Jânio lembra, com muito carinho, da ajuda que ele e a esposa receberam com o tratamento da filha Alana, atualmente com três anos.
Cardiopata desde que nasceu, Alana já passou por quatro cirurgias cardíacas, todas realizadas em Porto Alegre. Durante o período em que a família necessitou permanecer na capital para acompanhar a pequena, o casal pôde se hospedar em um apartamento cedido pelo sindicato. “Nossa filha já fez quatro cirurgias do coração lá em Porto Alegre. Por isso, só tenho a agradecer ao sindicato e a todas as pessoas envolvidas pela força e ajuda que nos deram durante o período. É uma história de muita luta, mas também de vitória”, relata emocionado.
Já seu Carlos Vital encontrou no STIMMME-BG um apoio para a família, que vem de longe. Natural do Peru, o trabalhador da empresa Maxiaço está há 13 anos em Bento Gonçalves e é sócio do sindicato há pouco mais de três. Aos 54 anos, passou duas décadas e meia de sua vida trabalhando em uma multinacional argentina e, a partir de uma demanda brasileira, se transferiu para a região. Ele conta que quem mais utiliza os benefícios de ser sócio é a filha, de 11 anos. “Nós aproveitamos bastante os atendimentos médicos e odontológicos, para manter a saúde da família em dia. Em um momento de transição profissional, também busquei auxílio do sindicado para vagas de emprego”, conta.
As histórias de Jânio e Carlos têm em comum o vínculo criado pela corrente sindical, que vem fortalecendo a classe ao longo das mais de cinco décadas de atuação. Trajetórias, essas, que se multiplicam e servem de inspiração para que o caminho a ser traçado siga transformando vidas. “Celebrar 55 anos tendo a oportunidade de vermos como a força sindical é capaz de impactar de forma positiva a vida das pessoas é gratificante. O STIMMME comemora um marco de consolidação do sindicalismo e reintegra seu propósito de trabalho comprometido com a família metalúrgica”, ressalta o presidente, Deoclides dos Santos.
Conquista de benefícios e direitos adquiridos
A atuação do Sindicato vai muito além da defesa dos direitos da classe trabalhista: a entidade também é um forte aliado do trabalhador sindicalizado e representado, garantindo conquistas anualmente renovadas na convenção coletiva de trabalho e suporte sindical, e dos trabalhadores associados, na oferta de atendimentos gratuitos em sua sede administrativa e uma série de parcerias que beneficiam a família metalúrgica.
A estrutura que abriga o Sindicato desde 1971 recebeu uma série de melhorias em 2007 e, atualmente, concentra profissionais de áreas essenciais para o dia a dia da família metalúrgica. No espaço, existem consultórios equipados para atendimentos médicos, odontológicos e ginecológicos. Há, ainda, salas destinadas à oferta de serviços administrativos (como o auxílio na elaboração de currículos) e jurídicos (para orientação sobre rescisões, direitos garantidos e aposentadoria, por exemplo).
Na sede, também estão concentradas todas as atividades operacionais do STIMMME-BG – que garantem o funcionamento dos serviços, permanente monitoramento de leis e movimentos relacionados à classe e a constante atualização dos benefícios oferecidos aos associados, como os mais 140 convênios e a manutenção da Sede Campestre, um complexo de lazer para usufruto dos associados e dependentes. O Sindicato ainda conta com subsedes em Nova Bassano, Guaporé e Veranópolis.
Mais informações podem ser obtidas no site www.stimmme.com.br, que foi recentemente repaginado para agregar ainda mais funcionalidade e praticidade aos usuários.
Experiências sindicais
O STIMMME-BG vem coletando depoimentos de seus associados para se aproximar ainda mais da família metalúrgica. Confira mais algumas histórias de trabalhadores com o sindicato:
– Rosane Catani Pereira: trabalha na Zen Acessórios e é sócio do STIMMME há dois anos. Casada e com uma filha de 14 anos, aproveita os benefícios de ser sócia para estender as facilidades à família. “Nós todos aqui em casa usamos bastante os convênios e a estrutura da Sede Campestre, especialmente no verão. Eu utilizo seguidamente os atendimentos gratuitos com médico e dentista, o que facilita muito quando estamos precisamos de consultas”, comenta.
– Cleia Teixeira Garcez: trabalha na empresa Zegla há 17 anos e é sócia do STIMMME-BG de longa data: desde 1995. Com os filhos já adultos, ela e o marido aproveitam há mais de duas décadas os benefícios do sindicato, reforçando que fazer parte do movimento sindical pode, sim, ser algo perene.
– Hamilton dos Santos Araújo: trabalha na empresa Weg há dois anos e é associado ao STIMMME desde 2012. A filha mais velha, de 20 anos, também é colaboradora da empresa e o pequeno, de sete, adora aproveitar a estrutura da Sede Campestre. “Eu acho tudo muito interessante no sindicato, pois tem ótimos profissionais de saúde e uma excelente estrutura de lazer. Lá, já ficamos hospedados nos apartamentos na temporada de verão. Vale muito a pena”, conta.