Sindicato presta homenagem reforçando vínculos criados ao longo das mais de cinco décadas de atuação em defesa de direitos e benefícios para a classe
A história do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (STIMMME-BG) mescla-se com a de cada associado. O legado construído pelo Sindicato é transmitido de geração em geração, formando uma verdadeira rede de fortalecimento de benefícios e direitos para a família metalúrgica. Muito disso se deve ao incentivo que pais têm dado aos seus filhos para que atuem no setor metalmecânico. Diante desse contexto e para celebrar uma das datas mais especiais do ano, o STIMMME-BG conta algumas dessas histórias e homenageia seus associados nesse Dia dos Pais.
Celebrada no próximo domingo (dia 14), a data é um convite para agradecer e valorizar quem se dedica pela vida de seus filhos, os apresentando caminhos que comunguem de bons valores e prosperidade. O metalúrgico Joaquim Martins Lopes é um desses exemplos. Pai de três filhos, Ronam, Alison e Daiane, os levou a seguir a mesma profissão que o acompanha há décadas. “Passo para eles minha experiência e sempre prego que sejam bons naquilo que fazem. Esse é um ensinamento que busco transmitir aos três”, conta.
O pai trabalha na WEG-CESTARI/Geremia Redutores, enquanto os filhos na AGOmaq Máquinas Industriais. Em comum, a profissão e o Sindicato, que ajuda a os unir. “O STIMMME-BG nos dá todo o suporte na área e no aperfeiçoamento profissional, para nos tornar profissionais melhores. Sempre aproveitamos os benefícios médicos e os de lazer, com a família e amigos”, diz Lopes.
Já o metalúrgico Eduardo Cristiano de Medeiros compartilha do orgulho pela profissão com o filho Dangelo Bruno Faller de Medeiros, que completa 21 anos próximo ao Dia dos Pais. Atuando na área há 17 anos, o pai trabalha na empresa Basinox há uma década, e tem tido a oportunidade de trabalhar ao lado de Dangelo desde o ano passado. “Entendo que a nossa profissão, no caso a de soldador, é muito importante para a indústria e, por isso, busco passar, diariamente, ensinamentos para ele, especialmente sobre a parte prática que tem bastante detalhes. Não é todo mundo que consegue trabalhar com o filho. Me sinto muito feliz com isso, não somente pela parte profissional, mas também pela convivência que levaremos para a vida. Não tenho palavras para descrever”, relata emocionado.
Ambos são associados ao STIMMME-BG e utilizam as facilidades de forma conjunta, ao mesmo tempo que se sentem pertencentes à um movimento que fortalece o trabalhador metalúrgico. “É muito bom saber que tem alguém defendendo nossos direitos, pois o trabalhador, por si só, muitas vezes não consegue ter voz. Além disso, aproveitamos toda a estrutura que o Sindicato oferece, com atendimentos médicos e odontológicos e o bom espaço que temos lá na Sede Campestre, onde levo minha família”, pontua.
Para o presidente do STIMMME-BG, Deoclides dos Santos, esse compromisso assumido pelo Sindicato há mais de cinco décadas se reforça na medida em que essa história se renova constantemente, o que evidencia a importância do vínculo passado de pai para filho. “Mais do que uma homenagem aos trabalhadores que, depois de um extenso dia de trabalho, chegam em casa e acolhem seus filhos e passam a eles seus valiosos ensinamentos, o Dia dos Pais, para nós, é uma forma de estreitar os laços que o Sindicato tem com todos os pais, mostrando a sua importância tanto no fazer profissional quanto no dia a dia do convívio social”, destaca.
Na foto: Família do associado Joaquim Lopes, acervo pessoal