Por Deoclides dos Santos, presidente do STIMMME-BG
O Dia do Metalúrgico convida os trabalhadores para uma importante reflexão: de que forma cada profissional está efetivamente contribuindo para o fortalecimento da categoria em que atua? A unidade e o senso de coletividade sempre foram motivos para celebrar na passagem dessa data tão rica em significado. Afinal, esses elementos ajudaram a fazer dos metalúrgicos uma das categorias mais fortes e respeitadas no país. Outro pilar da representatividade metalúrgica sempre foi, e continua sendo, sua conexão com o sindicalismo.
A classe é conhecida nacionalmente por sua capacidade de mobilização. Historicamente ligados à defesa dos direitos dos trabalhadores, os movimentos sindicais são responsáveis por muitos dos avanços conquistados em prol do coletivo, como resultado da união dos metalúrgicos. Entretanto, o atual cenário demanda esforços no sentido de conscientizar os trabalhadores sobre a necessidade de fazer parte desse movimento. E, também, de mostrar às empresas o papel do sindicato enquanto elo de contribuição em prol das boas relações trabalhistas, que muito tem de salutar para todos. Fazer parte do movimento sindical, como associado ou sindicalizado é dar voz à luta de classe e fazer parte de uma rede colaborativa que muito tem a contribuir para a família metalúrgica nos mais diversos sentidos.
Os trabalhadores precisam continuar unidos para que a categoria não sofra retrocessos em lutas importantes, como acordos coletivos justos, manutenção de direitos conquistados, equiparação salarial entre homens e mulheres, entre outros. A data de 21 de abril é fundamental para relembrar a importância do trabalhador metalúrgico no processo de desenvolvimento do país e no fortalecimento dos valores sociais e trabalhistas. É um dia de comemoração, mas também de renovação do compromisso com a categoria – que cresce de forma sólida e coletiva com a força do Sindicato.
Receba, trabalhador metalúrgico, nossos cumprimentos pelo seu dia! Conte sempre com o STIMMME-BG!