Página inicialComunicaçãoNotíciasMotivos para iniciar o ano com o check-up médico em dia

21/12/2020

Motivos para iniciar o ano com o check-up médico em dia

Boa alimentação e prática contínua de exercícios físicos são, sim, requisitos para quem deseja ter um estilo de vida saudável – condição que exige, ainda, uma série de outros cuidados. A atenção com a saúde envolve, principalmente, a realização periódica de consultas e exames médicos. A realização do check-up é muito importante, pois permite que, através de uma série de exames simples, o estado de saúde do paciente seja avaliado de forma completa.

Para incentivar a inclusão desse hábito na rotina de trabalho no início do ano, o STIMMME-BG elenca alguns motivos que são essenciais, segundo os médicos – já que o check-up atua de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças. Veja:

 

Trate a saúde como seu principal bem

O primeiro motivo para a realização do check-up é ter consciência da importância do cuidado consigo mesmo. Estar em dia com a sua saúde reduz o estresse, a ansiedade e é um estímulo para a realização de planos e projetos de futuro.

 

Prevenção de doenças através do check-up

Muitas vezes, não percebemos sinais de que há algo errado com a saúde. Diversas doenças são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas aparentes. Por isso a importância de fazer um acompanhamento médico constante. Para qualquer tipo de enfermidade, o tratamento é mais eficaz e tem maior chance de sucesso quando começa cedo. Atente para os principais exames do check-up:

- Hemograma – exame de sangue que avalia o estoque de células vermelhas e brancas

- Colesterol e glicemia – exames que analisam a concentração de gorduras e açúcar na circulação sanguínea

- Eletrocardiograma – exame que avalia o risco cardiovascular através do uso de eletrodos

- Ultrassom – exame de imagem que avalia órgãos e tecidos do corpo

- Mamografia – exame de imagem que avalia a condição das glândulas mamárias

 

Histórico familiar

Conhecer o histórico de saúde familiar é o primeiro passo para a prevenção e a detecção antecipada de doenças. Pessoas que possuem casos na família de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, por exemplo, podem ter maior chance de também desenvolverem essas enfermidades. Nesses casos, a avaliação deve começar cedo, e a realização do check-up uma vez por ano é de extrema importância.

 

Avanço da idade

Em qualquer idade a prevenção se torna importante, porém, para quem já passou dos 40, ela é essencial. Isso porque, com o avançar dos anos, todo o corpo se transforma: o sistema imunológico fica mais vulnerável, assim como a capacidade de recuperação do organismo, tornando a pessoa mais propensa a desenvolver doenças.

 

Cuidado redobrado com a saúde da mulher

Além dos exames de rotina, as mulheres também precisam ter atenção redobrada com as especificidades do seu corpo. O sistema reprodutivo geralmente é o que mais preocupa. Para isso, devem ser realizados anualmente exames como o papanicolau, que identifica alterações no colo do útero, e o ultrassom endovaginal, que permite a avaliação dos órgãos da região pélvica. Já a mamografia, que avalia alterações nas glândulas mamárias, é indicada para mulheres acima dos 40 anos, com exceção daquelas que já possuem histórico de doença na família, que devem começar aos 30.

 

O STIMMME-BG oferece atendimentos médicos em sua Sede para bem atender a família metalúrgica. São consultas com clínico geral, pediatra, ginecologista, nutricionista e quiropraxista – além de diversos convênios com clínicas particulares. Saiba mais pelo telefone (54) 3452.2003 ou pelo whatsapp (54) 99144-8987.