Página inicialComunicaçãoNotíciasSTIMMME-BG sedia reunião de lideranças sindicais

10/02/2020

STIMMME-BG sedia reunião de lideranças sindicais

  

Lideranças sindicais de Bento Gonçalves estiveram reunidas com representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, de Porto Alegre, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico. O encontro ocorreu no dia 05 de fevereiro. Em pauta, o fortalecimento das relações institucionais e da política de conciliação – apresentada pelo TRT como a principal solução para as questões que envolvem processos trabalhistas.

Na ocasião, a comitiva do órgão, liderada pelo Vice-Presidente do TRT, o Desembargador Francisco Rossal de Araújo, discorreu sobre a decisão do tribunal de buscar a aproximação junto à sociedade civil e entidades de classe do interior do Estado. Antes de Bento Gonçalves, Pelotas, Rio Grande e Caxias do Sul já haviam recebido a visita do grupo. “Nosso objetivo com a proposta de estreitamento de relações é mostrar como a justiça do trabalho se apresenta como um importante instrumento para correção de desigualdades. A conciliação surge como uma etapa fundamental do processo, pois a mediação de conflitos passa pelo diálogo entre as partes”, pontuou Araújo durante a reunião.

A conscientização a respeito da necessidade de se haver mais consenso entre as partes envolvidas antes de partirem para o julgamento do tribunal, inclusive, foi o principal enfoque dado pelos magistrados no encontro. Segundo os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT), 46% dos processos trabalhistas são resolvidos por meio de acordo de conciliação no Rio Grande do Sul. Diante disso, o TRT colocou-se à disposição dos sindicatos para intermediar e incentivar o uso desse recurso antes de se ajuizar uma ação trabalhista.

Para o presidente do STIMMME-BG, Deoclides dos Santos, a ação de aproximação do tribunal junto às entidades de classe sinaliza a transparência e o engajamento do poder judiciário em questões que estão diretamente ligadas à sociedade. “É um assunto que abrange diversos setores sociais, por isso a importância de se debater e estarmos cientes do trabalho prestado pelas instâncias judiciárias, pois, dessa forma, buscamos um fortalecimento cada vez maior dos direitos da classe trabalhadora”, reforça.